quem pode fazer musculação?Devido haver uma grande procura pela musculação nos dias de hoje, tentarei responder neste artigo, quem pode fazer musculação e também quem não pode fazê-la!

De acordo com os dados atuais, essa pergunta torna-se muito pertinente para sociedade, uma vez que a musculação vem sendo considerada uma intervenção terapeuta, sendo prescrita por diversos especialistas das áreas médicas e outras áreas da saúde. Com isso, nota-se o avanço e importância que esta modalidade vem tendo para a sociedade já que a mesma pode desencadear inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Quem não pode fazer musculação?

Infelizmente, existem algumas pessoas que não podem (não devem) fazer musculação por serem portadores de algumas doenças que esse tipo de exercício físico acaba não sendo recomendado e/ou seguro. Irei a seguir citar essas doenças baseando-me em Santarém (2013), onde o autor citou quais são as doenças que impossibilita uma pessoa de praticar musculação:

1) Miocardiopatia Hipertrófica: descrita por uma hipertrofia no miocárdio (mais espesso que o normal) sem causa óbvia – proporcionando um risco muito elevado de morte súbita, detectado principalmente em atletas jovens;

2) Hipertensão Pulmonar Severa: doença caracterizada por uma pressão anormal nas artérias pulmonares ou na irrigação vascular dos pulmões. Provocando uma menor tolerância ao exercício podendo resultar em possíveis falhas no coração;

3) Síndrome de Marfam: é uma doença conhecida por gerar desordem nos tecidos conjuntivos (membros mais longos), podendo afetar o esqueleto, olhos, pulmão, coração, vasos sanguíneos etc. Gerando um risco de morte por aneurismas e dissecções da aorta.

Quem pode fazer musculação?

Se você não se enquadra em nenhuma das doenças acima citadas, você ao contrário, estará liberado para tal prática. Acredita-se que para diversas outras doenças tais como cardiovasculares, osteomusculares, doenças crônico-degenerativas, doenças autoimunes, HIV, etc, encontramos na literatura científica diversos benefícios tanto na prevenção quanto no tratamento dessas.

Outro tema importante quando se questiona quem pode fazer musculação, é sobre a idade mínima permitida para o inicio da prática desse tipo de exercício físico. Portanto, segundo Silva Filho (2014) no artigo (musculação para criança e adolescentes) o pesquisador afirma que o principal intuito e/ou cuidado com a musculação entre crianças e adolescentes não vem a ser com "a idade em si" dos seus praticantes, mas sim, qual a intensidade e particulares dos exercícios que deverão ser prescritos para cada individualidade biológica nas mais variadas idades. Ainda segundo Kraemer e Fleck (2006) as maiores referências mundiais sobre treinamento de força, uma criança com 05 anos de idade já pode fazer exercícios de força, porém, a musculação para tal faixa etária, jamais, pode ser realizada objetivando o ganho de massa muscular (hipertrofia), mas sim, objetivando apenas a melhora da "força muscular", com exercícios que trabalhe principalmente com a carga corporal (pliométricos), não sobrecarregando a estrutura musculoesquelética desses indivíduos.

Portanto se você não apresenta alguma das doenças supracitadas você já pode iniciar suas atividades com pesos que certamente irá lhe proporcionar uma melhor saúde e qualidade de vida.

Referências:
SANTARÉM, J. M. (2012). Musculação em todas as idades: Comece a praticar antes o seu médico recomende. Manole, Barueri.
FLECK, J,S; KRAEMER, J,W. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular. São Paulo, Artes Médicas, 2006.
Silva Filho, JN. Musculação para Crianças. EFcomSaúde. Disponível em: http://bit.ly/Musculação-Criança, 2014.