NutriçãoUma nutrição apropriada constitui o alicerce para o desempenho físico; proporciona o combustível para o trabalho biológico e as substâncias químicas para extrair e utilizar a energia potencial existente dentro desse combustível. Os nutrientes dos alimentos proporcionam também os elementos essenciais para reparar as células existentes e para sintetizar novos tecidos.

Como os nutrientes (carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais) proporcionam energia e regulam os processos fisiológicos associados ao exercício físico, muitos indivíduos relacionam o desempenho atlético com base nas modificações dietéticas. Muitas vezes, o “fracasso” dos indivíduos durante uma prática esportiva ou treinamento esportivo é em virtude de práticas nutricionais inadequadas, contraproducentes e, às vezes, prejudiciais à saúde; por isso torna-se necessária uma intervenção nutricional adequada e coerente para a prática de alguma atividade física.

Com isso, a nutrição pode afetar o desempenho das pessoas durante a prática de exercício físico, melhorando-o e contribuindo positivamente.

Referência bibliográfica
McARDLE, W.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.