HITGostaria após inúmeros questionamentos, de falar um pouco sobre o Drop Set que é uma variação utilizada nos exercícios resistidos nas academias.

Primeiramente, gostaria de dizer que as diversas variações usadas no treinamento resistido tais como o Drop Set, Bi-set, pré-exaustão, entre outros, foram preconizados como (HIT), sigla em inglês de (High Intensity Training) que significa “treinamento de alta intensidade”. Esses exercícios são descritos na apostila feita por Robert E. Spector no ano de 1994, cujo existe uma versão traduzida para o Português por Alessandro Ribeiro no ano de 2002.

Segundo o autor (SPECTOR, 1994) o objetivo principal do HIT, é tornar os exercícios mais intensos, no entanto, o mesmo ainda frisa ser de extrema importância zelar pela segurança e saúde dos praticantes, já que “um dos objetivos fundamentais da musculação é agir para prevenir lesões” e não provocá-las.

Entretanto, é de suma importância que os profissionais que prescrevem esses exercícios, saibam interpretar e prescrever de maneira segura tanto os exercícios básicos, quanto suas variações mais complexas. Uma vez que quando realizado de maneira errônea, poderão interferir na segurança, saúde e qualidade de vida dos praticantes.

Aplicação prática do Drop Set

Tentarei descrever basicamente como realizar um exercício utilizando a variação Drop Set. Pois, tecnicamente falando, tudo exercício precisa de um fundamento, não podendo ser realizado à revelia, como vemos muito por ai. Portanto, citarei algumas particularidades a serem encontradas no Drop Set:

a) Como o próprio nome já diz: Drop (baixando o peso), o executante deverá reduzir a carga entre as séries e não aumentá-la, pois, caso realize esse tipo de variação, não poderá chamá-la de Drop, porque conceitualmente estaria errado;
b) Entre cada série, as repetições deverão ser executadas até a falha, ou seja, até que o executante não consiga mais fazer nenhuma repetição;
c) Nas séries seguintes, o indivíduo deverá trocar de carga, reduzindo em aproximadamente 20% do peso anterior;
d) Não deverá haver descanso maior que 03 segundos entre as séries;
e) Mesmo não havendo uma regra e/ou protocolo pré-estabelecido, indica-se para realização do Drop Set um número de 3 a 5 séries em cada exercício.

Reflexão final

Antes de falar que a maneira como você ou o fulano vem fazendo ou prescrevendo os exercícios vem dando resultados. Reflita e lembre-se que todo exercício, mesmo os que são realizados de maneira errônea dão resultados! Porém, cabe a nós profissionais de Educação Física, sabermos analisar e termos ciência de que à saúde e segurança dos praticantes deveram vir sempre primeiro lugar.

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