joaneteO hálux valgo, que popularmente é conhecido como joanete, é uma alteração anatômica entre o primeiro metatarsiano e a falange proximal, causando uma proeminência no primeiro dedo o pé, o popular dedão.

Essa alteração anatômica no dedo acaba provocando um inchaço nesta região, causando um tremendo desconforto em seu portador, fazendo ainda com que a distribuição do peso corporal fique comprometida, e por consequência, afetando significativamente as articulações de corpo.

Para os especialistas, sua calça é multifatorial, pois, pode ser desencadeadas por muitos fatores, como frouxidão ligamentar, doenças reumatológicas, origem genética, e também pelo uso de calçados inadequados. Sendo que este transtorno é mais comum entre as mulheres, pois, ocorre numa porcentagem de oito mulheres para um homem.
 

Recomendações segundo Dr. Dráuzio Varella:

a) Muita atenção na hora de comprar seus sapados, para que eles não interiram na distribuição normal do peso corporal;

b) Não use o mesmo par de calçado por dias consecutivos, isso pode aumentar o atrito dos pés;

c) Sempre que possível, ande descalço em terrenos irregulares e areia, com intuito de fortalecer a musculatura do pé, seus dedos e articulações;

d) Aplique gelo sobre a proeminência, isso fará com que haja um alívio agudo da dor e do processo inflamatório;

e) Caso você note alguma alteração no seu pé, ou caso ele esteja dolorido, procure um ortopedista.

Referência
Varella, D. Joanete. http://drauziovarella.com.br/letras/j/joanete-hallux-valgus-ou-halux-valgo/. Acessado: 15.nov.2015.